7 de outubro de 2015

Projeto novo de novo...

Bom, depois de um tempo (uns anos por assim dizer) sem inspiração (e uma boa razão para tal) eu estou de volta com um pequeno projeto em mente...
Pra começar eu vou explicar a vocês a razão da minha "falta de inspiração" para escrever:
A vida na França não é fácil como todos pensam.
Tudo aqui gira em torno da perfeição e da excelência.
E o meu desafio desde 2013 é me tornar independente do Cédric.
Pra isso eu precisei de tempo, de estudo, de erros e acertos e muita dedicação na língua francesa.
E quando você estuda um outro idioma 24 horas do seu dia, você se perde.
Se perde nas construções de frases, nas conjugações e passa todo o seu tempo tentando se encontrar nesse "novo mundo".
E aí você me pergunta: O que aprender Francês tem a ver com escrever um blog em português?
Então, não existe um link exato, mas a verdade é que todo o meu tempo livre eu uso para ler e escrever em francês e é por isso que eu acabei deixando o português meio de lado.
Com relação a inspiração, não é que eu a perdi, mas eu resolvi direcioná-la por um tempo, na adaptação do meu estilo como fotógrafa sem sair dos padrões franceses.
Foram 2 anos de aprendizado intenso e eu continuo aprendendo a cada dia.
Vou continuar postando aqui as minhas impressões do "velho mundo" e prometo vir com mais frequência.
Mas hoje apresento a vocês um projeto novo que ainda não tem nome...
Esse projeto consiste em postar uma foto e explicar quais foram os meus sentimentos com relação a esse momento e a razão que me fez imortalizar essa cena.
Não vou postar por ordem de foto tirada, nem por local, vou apenas pegar uma foto aleatória e contar pra vocês a "minha versão" da história!

As fotos de hoje foram tiradas nas minhas últimas férias no norte da França, numa região chamada Bretanha.
Estávamos caminhando nas margens da costa do granito rosa, éramos um grupo de amigos de mais ou menos 10 pessoas. 
Essa mulher me fez parar.
O que será que ela está pensando? 
O que faz ela ali sozinha a olhar o horizonte?

Acho que fiquei extasiada pelo menos uns 10 minutos observando-a... 
Por instantes perguntei-me: 
Será que ela está a espera de alguém que está no mar?
Será que ela está meditando? 
Ou será uma estátua realista? Sério, do tempo que eu estive lá eu não vi um mínimo movimento. 
O que será que ela espera? 

Um amor, seus filhos voltarem da escola, a morte...
Meu corpo tremeu quando pensei na morte. 
Tudo era tão belo e harmonioso que eu não acredito que ela pense na morte.
Esse pensamento me fez sair do meu encantamento e foi aí que eu percebi que havia me perdido dos meus amigos.
Peguei minha câmera e fiz rapidamente essas duas fotos.
Antes de sair correndo em busca dos outros eu deixei no portão da casa dela uma flor que tinha colhido minutos antes de chegar a esse lugar.
A flor foi uma forma de agradecimento por esse momento de paz que esta "mulher imóvel" me proporcionou.