24 de dezembro de 2013

As mães do Natal

Não, esse não é um post próspero de feliz de natal!
A noite de natal deixou de ser a muito tempo uma noite de prosperidade, de união, e se tornou uma noite de obrigações e uma noite onde podemos nos mostrar!
Todo ano eu participo de festas de Natal, seja na minha família materna, seja na minha família paterna, seja na família do meu marido; todo ano encontro e reencontro grandes amigos e o assunto é sempre o mesmo:
As mães enlouquecem na véspera do natal.
Elas estão sempre tão preocupadas em ter a casa limpa e arrumada, tão preocupadas em fazer o presente perfeito, o embrulho perfeito, a recepção perfeita que esquecem a verdadeira essência do que é a noite do 24 de dezembro.
Eu tenho uma visão muito especial da noite de natal. Para mim, ela simboliza a união, ela tem o significado de presença, de família.
Desde pequena que fazemos o natal com toda a família. É o momento do ano em que podemos estar todos juntos, pais, avós, tios e primos.
E todos os anos vejo a mesma reação em todas as mães, elas estão tão preocupadas em fazer o natal perfeito e mostrar aos amigos e família que os seus filhos são perfeitos que elas nos forçam a sermos quem não somos e se fazemos algo fora do que elas consideram perfeição elas se descompensam!
Sim, e não é só na minha família, vejo isso em todas as famílias que convivo e também em conversas entre amigos.
É o momento do ano onde podemos finalmente nos encontrar, e no fim, não importa se a comida está bem feita ou se a sobrinha tal teve preguiça de ir ao supermercado comprar pão. O que importa é que podemos em comunhão compartilhar de um jantar juntos, de uma noite reunidos.
Essa deveria ser a essência de um natal.
Para os mais religiosos, a comunhão com o nascimento do cristo.
Para os menos, o simples fato de estarmos todos juntos.
E pronto!
Depois do desabafo, desejo que todos tenham um dia 24 de alegrias entre os que amamos, uma noite de natal próspera e um 25 melhor ainda!
E mães, esqueçam a perfeição...
A verdadeira perfeição es
tá no fato de estarmos finalmente todos reunidos!!!