24 de agosto de 2011

O photoshop e a visão deturpada da realidade!

Eu acredito fielmente na máxima que diz:
A fotografia eterniza momentos
Mas esses momentos estão se tornando bem diferentes da realidade com o uso excessivo do photoshop.
Não só em revistas e televisão, mas no nosso dia dia.
As meninas de hoje sabem usar o photoshop como um profissional, tiram espinhas, celulites, afinam cinturas...
Eu trabalho com fotografia e meu lema é registrar os belos momentos com o máximo da realidade!
Tenho gosto por buscar o melhor de cada pessoa e poder fotografar da forma mais bela.
Gosto do natural...
E uma coisa que percebi depois de um dia cansativo de trabalho que tive hoje é que as meninas não se importam mais em valorizar o seu melhor...
Elas tem o photoshop pra consertar.
Elas não querem mais ser fotografadas em belos lugares, fazem em estúdio e depois me pedem pra colocar a Torre Eiffel no fundo.
Não faz sentido, não faz o menor sentido...
Eu vejo a fotografia como uma representação de quem você é, do seu momento...
Para nos anos seguintes poder olhar com carinho para cada uma dessas fotos e lembrar de tudo que foi vivido.
Para poder sentar ao lado dos seus filhos e mostrar a eles como você era quando tinha a mesma idade.
E como será quando tivermos nossos filhos?
O que eles vão achar de quem fomos?
Não sei como será, só sei que não gosto do que vejo hoje...
Os conceitos de verdade e de naturalidade estão deturpados.
Qual o problema em ter gordurinhas aqui? Ou espinhas alí???
Somos o que somos, o que vivemos, o que comemos o que fazemos...
Uma vez fotografei um casamento ao ar livre. O local era uma gracinha, mas haviam casas apenas no tijolo ao fundo, beeeem ao longe...
No fim da festa quando a noiva foi olhar as fotos, a primeira coisa que ela me pediu foi para apagar essas casas(que mal apareciam pois estavam desfocadas -ou embaçadas como alguns dizem-), pois ia parecer que ela estava se casando em um lugar pobre.
Minha primeira observação foi a seguinte:
Será que ela prestou atenção na foto onde eu registro o olhar apaixonado do noivo? Será que ela viu que eu registrei um momento de carinho dos seus pais com ela?
Ou será que ela ficou prestando a atenção apenas na olheira que não foi escondida pela maquiagem e nas casas em construção ao fundo?
Minha segunda observação foi:
Sim, ela estava se casando em um lugar humilde, seu casamento apesar de lindo, foi sim um casamento humilde, e qual é a vergonha disso?
Você agora vai mostrar o que não tem?
E ainda por cima vai registrar isso para que todo mundo ache que você uma pessoa que na verdade não é você?
Bom, eu respeito e sempre respeitei as decisões de cada um, mas acho tudo isso muito estranho...
As pessoas dizem que não podemos viver em contos de fadas, mas no final é exatamente isso que elas fazem.
Sou fotógrafa, e é claro que sei usar o photoshop, estudei pra isso, mas vou continuar para o resto da minha vida acreditando que o que é natural é mais verdadeiro, é mais puro, portanto muito mais belo!