22 de agosto de 2011


Estou impressionada com a capacidade do ser humano de não apreciar o que os eventos podem nos proporcionar...
Fui pela primeira vez ao festival da cachaça, cultura e sabores, mais conhecido como festival da pinga...
Muito bem organizado com uma excelente estrutura assim como todos os festivais de Paraty...
Com um único porém...
O público que frequenta...
Aposto que a maioria das pessoas não se preocuparam em conhecer o que cada barraca tinha de melhor...
Apenas foram lá para beber até cair...
Quando cheguei eu pude ver brigas, pessoas caindo e vomitando, sexo explícito, polícia tendo que dar conta, o pronto socorro muito cheio...
E isso na chegada!
O dinheiro que cada um gastou comprando as garrafinhas e bebendo lá como se fosse uma pinga qualquer sem valor, elas poderiam ter comprado as mesmas garrafinhas e levado pra casa, para apreciar...
Cachaça não é para beber como se fosse água...
É para ser apreciada...
Como um licor, ainda mais as cachaças artesanais de Paraty...
Senti essa diferença pois fui em 2 dias com 2 grupos de pessoas diferentes...
No primeiro dia fui com amigos que queriam beber!
Claro, somos jovens e todos no nosso grupo bebem bebidas alcoólicas...
Me diverti muito com eles, mesmo estando sóbria.
Mas para mim foi como um dia qualquer, como uma festa qualquer, que poderia ter sido feita em qualquer outro lugar com qualquer outro tema.
Foi muito bom, sim foi, mas a impressão que tive do festival era de que estávamos em uma balada para "encher a cara".
O segundo dia foi bem diferente...
Eu estava com um grupo de amigos que não tinha a intenção de ficar bêbados e sim de conhecer e experimentar as cachaças locais...
Sentir sabores, comparar, conhecer outros produtos feitos da cachaça...
Degustar mesmo...
Acho que experimentamos todos os sabores e variações, de todas as barracas...
Eu que sou a mais fraca, fiquei "alegre", mas em 20 minutos sem beber nada eu já estava bem denovo...
Conhecemos algumas pessoas da culinária local, experimentamos de tudo...

Deu para entender o conceito do Festival!
Deu pra acrescentar um pouco mais da cultura brasileira em minha vida...

Eu vivenciei os dois lados da moeda... fica a seu critério escolher qual mais te interessa...
E falando em interesse, o festival acontece todos os anos no mês de agosto na cidade de Paraty.
Mais informações pelo site www.festivaldapinga.com.br